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terça-feira, 12 de julho de 2011

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA CAPOEIRA

O QUE É CAPOEIRA
Afinal o que é capoeira? – Luta, dança, brincadeira, atividade física ou arte marcial?
         Capoeira é um jogo atlético constituído por um sistema de ataque e defesa de caráter individual, sua origem remota dos negros africanos trazidos como escravos. Considera-se a capoeira como uma arte genuinamente brasileira.
         A palavra “capoeira” tem origem na língua tupi-guarani, segundo alguns estudiosos, a palavra capoeira pode ter dois significados: mato rala ou gaiola grande. O primeiro deles é mais aceito pelos capoeiristas, que fazem a ligação entre “mato” e o local onde a capoeira era praticada pelos escravos.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA CAPOEIRA

            A Capoeira é uma arte marcial desenvolvida no Brasil pelos negros escravizados. A história concreta e verdadeira da arte é incerta e obscura, mas a grande maioria das pessoas acredita que sua criação se deu no período da colonização, onde se inicia o tráfico de escravos para o Brasil. Os negros eram aprisionados na África, trazidos e vendidos para o trabalho forçado em regime de completa escravidão. Sua cultura em seu desejo de liberdade, no entanto, não podiam ser aprisionados. A Capoeira nasce neste período. Com a crescente necessidade de se libertar, estes escravos deram inicio à criação e desenvolvimento de técnicas de defesa e fuga. Ela foi criada com intuito de ser utilizada como luta no momento preciso para sua defesa. No entanto, escravos não tinham permissão para praticar artes marciais, portanto, o desenvolvimento e  prática tiveram que ser encobertos.
           O disfarce natural da arte veio na forma de dança sendo que na África, dança e música são as mais populares formas de expressão. Sendo assim, estes escravos desenvolveram a capoeira como uma forma de praticar diferentes técnicas de ataque e defesa sob o acompanhamento de música canto e dança.
           Porém na década de 30, tem-se inicio um novo ciclo na história da capoeira. Nesta época,dentro da leis penais,existia uma que considerava capoeiristas como delinqüentes perigosos. No entanto, Manoel dos Reis Machado o Mestre Bimba,fora convidado pelo governador da Bahia Juracy Magalhães, a ir no palácio do governo. Mestre Bimba assustou-se com o convite, achando se tratar de uma emboscada imaginava que seria preso. No entanto, para sua surpresa, o governador queria que o mestre Bimba se apresentasse com seus alunos para mostrar “a nossa herança cultural” para amigos e autoridades no palácio do governo.
          Em 09 de julho de 1932, mestre Bimba consegue o registro de sua academia, ”CENTRO DE CULTURA FÍSICA E REGIONAL BAIANA”,primeira reconhecida no pais, com o aval da Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Publica.
          Em 1956 mestre Bimba fez uma apresentação para o então presidente da republica Getúlio Vargas, no Palácio do Governo da Bahia.


         CAPOEIRA REGIONAL

         Inaugurando, em 1932, a primeira academia legal de capoeira, mestre Bimba buscou fazer da capoeira uma arte mais legítima, e assim, desenvolveu um novo estilo de capoeira denominado “CAPOEIRA REGIONAL”, ao mesclar técnicas do BATUQUE (luta africana composta de quedas), com a capoeira Angola. Este novo estilo, focado na rapidez, precisão e beleza dos movimentos,bem como sua força e execução, trouxe estrutura e métodos de ensino para a arte.

       



        CAPOEIRA ANGOLA

         A  capoeira Angola, acredita-se, tem sua origem no N’golo, uma tradição Banto(etnia sul-africana à qual pertenciam, entre outros, os negros escravos chamados no Brasil de angolas,cabinadas,benguelas,congos ou Moçambique). Evidenciada como uma das manifestações de resistência tem em seus fundamentos preceitos que orientam a visão de mundo daqueles que praticam. Construídos pelo negro numa situação de liberdade, sofreu transformações com a escravidão, que, numa pratica em prol da liberdade, fez da capoeira uma manifestação cultural com caráter de movimento social.
        Jogada em roda, a capoeira angola é infinitamente variada, com combinações de movimentos ilimitados, que envolvem as pernas, braços, cabeça, pés etc...Somam a este jogo, o humor, a graça, agilidade e seriedade. A capoeira angola é rítmica, filosófica, ritualista e caracteriza-se por movimentos precisos, e possui menor número de golpes do que a capoeira regional, embora esses possam atingir uma harmoniosa e mortal complexidade através de suas inúmeras variações. É a capoeira antiga, clássica.

     FIGURAS IMPORTANTES

      MESTRE BIMBA

      À 23 de novembro de 1900, no bairro do Engenho Velho, Freguesia de Brotas, em Salvador Bahia, nascia Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Filho de dona Maria martinha do Bonfim, e Luiz Cândido Machado que era campeão de Batuque (uma luta africana baseada em quedas). Aos 12 anos de idade, Bimba iniciou-se na capoeira, na estrada das boiadas,hoje bairro da Liberdade em Salvador. Seu mestre foi o africano Bentinho, Capitão da Companhia de Navegação Baiana.
      Segundo Bimba, antes da criação da Regional,o capoeirista “aprendia de oitava”ou, em outras palavras “de ouvido”.O que caracterizava a Capoeira regional era a sua “Seqüência de Ensino”. Esta seqüência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes a fim de que o principiante em capoeira, dentro do menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta como um sistema de ataque e defesa. A seqüência é para o capoeirista, o se ABC, ela veio contribuir de maneira definitiva para o aprendizado da capoeira. Porém em 1927, a capoeira era praticamente ilegal, Bimba conseguia alguns “tostões em Vaquinhas”, para pagar o delegado e poder ensinar a sua capoeira por uma hora apenas; no fim deste prazo, o delegado aparecia com seus soldados e o pessoal  “se mandava”, corria mesmo para tudo parecer real para o povo que assistia. Foi assim, então, que o Mestre bimba e seus alunos fizeram uma apresentação em homenagem ao então Deputado Simões Filho fundador do jornal “a tarde” que o povo passou a tomar conhecimento do que era a capoeira do mestre.
   
     MESTRE PASTINHA

     Vicente Ferreira Pastinha – Este é o nome de batismo do criador da Capoeira Angola, nascido em 5 de abril de 1889 na cidade de Salvador, filho do espanhol José Señor Pastinha e da negra Raimunda dos Santos. Em entrevista à extinta revista “Realidade” em 1967, Mestre Pastinha declara que aprendeu capoeira com o velho africano Mestre Benedito. A principio  Pastinha ensinava capoeira para os colegas da Marinha, para qual ingressou a aos 12 anos e onde permaneceu até os 20 anos de idade, quando saiu e abriu a primeira “escola” de capoeira na sede de uma oficina de ciclistas, neste local a “escola” ficou aberta de 1910 à 1922.
     Em 1941, funda seu “Centro Esportivo de Capoeira Angola”, localizado no largo do Pelourinho Nº 19, local histórico, rodeado de velhos casarões e igrejas centenárias da Bahia antiga. Antes de Pastinha abrir sua “escola”, a capoeira não possuía uniformização,e nem mesmo um método de ensino. As pessoas aprendian a capoeira “de oitava” como dizia mestre Bimba. Na escola de pastinha havia um padrão, que era o uniforme preto e amarelo,apesar de o uniforme utilizar essas cores ele mesmo utilizava o branco caracterizando-o como mestre.
  
     A CAPOEIRA NOS DIAS DE HOJE

     Fiel as suas raízes culturais, a capoeira hoje promove um intercâmbio social e cultural. A capoeira permite a seus praticantes que encarem o conflito, o medo e a incerteza com maior confiança, determinação e humor. Enfim, a capoeira é uma celebração das maravilhas do movimento, da música, da expressão física e da estratégia. Os aprendizes de hoje, assim como os de outrora, aprendem a transformar suas dificuldades e obstáculos em celebrações, a acreditar em suas habilidades e entender a riqueza a ser encontrada no compartilhamento com outros. A arte tem ganhado respeito mundo afora como uma arte marcial e está cada vez mais visível na cultura popular e na mídia em massa atraindo milhões de indivíduos de todos os cantos do mundo. Sua força e importância são de tamanha grandeza que, mesmo que historicamente perseguida, continua existindo e se multiplicando e a preocupação com sua integridade é constante
       A capoeira vem hoje,adquirindo grande número de adeptos de todas as raças e camadas sociais do Brasil e até de outros países. E é nesses outros países que a capoeira ganha projeção mundial por ser uma arte em ritmos e movimentos que exprimem toda a criatividade de um povo que foi oprimido, mesmo com todo esse desenvolvimento, a sociedade ainda desconhece os verdadeiros valores e as contribuições que podem advir do conhecimento e prática da capoeira.                                                                                                       

                                                                 A capoeira é uma luta Nacional.”
                                                                                   Getúlio Vargas



                                                          

 

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